sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

INIMIGOS DA IGREJA - FEMINISMO II



“Somos todas divas”. Não, não vou falar sobre propaganda de sabonete. Trato do aspecto religioso do movimento feminista. Neste aspecto o movimento adentra a igreja com uma roupagem “cristã”. A começar por uma releitura da Bíblia, vendo-a como um livro machista interpretada com as lentes de homens, as Feministas procuram destronar aquilo que para elas é o mal maior: A Masculinidade. Certa Feminista (Rosemary R. Ruether) afirma que o “patriarcado é obra do Diabo, a Marca da Besta, a Grande Babilônia, a terra má da escravidão egípcia de onde a igreja deveria organizar um êxodo dos dias modernos”(citado em JONES, 2002, p. 214). É claro que esta posição é mais radical. A mais suave busca a igualdade entre homens e mulheres em todos os âmbitos da sociedade, inclusive no Lar e na Igreja. Esta suposta igualdade é uma grande mentira com danos profundos (PRYDE, 2004, p. 9). A ex-feminista Mary Pride chama o Movimento Feminista de “Religião”(idem, p. 10, 11) e que está interessado na derrocada do Deus da Bíblia e seus Profetas, no Cristo e seus Apóstolos. Nesta elaboração vê-se a necessidade da ordenação feminina aos ofícios reservados biblicamente aos homens(cf. p.e. Nm 8.24; I Tm 3.2). No Lar, vê-se a ausência da Liderança Masculina. Tristan Emmanuel (citado em Julio Severo) afirma que a igualdade que as feministas querem é que os homens sejam femininos, rejeitando a própria masculinidade. Não é estranho que a Bíblia diz que o caos na ordem da criação acontece quando os homens não tomam a liderança lhes dada por Deus (Cf. Gn 3; Rm 1. 26, 27; Ap 2.20)? É claro que em Cristo somos iguais; mas isto não anula as responsabilidades de cada um no Corpo de Cristo e no Lar, seja homem, seja mulher. Em outra ocasião escreverei acerca destas responsabilidades.


Referência para Consultas:


1]. PIPER, John; GRUDEM, Wayne (eds). Recovering Biblical Manhood and Womanhood. Wheaton – Ill: Crossway Books, 1991.


[2] JONES, Peter. A Ameaça Pagã. Sao Paulo: Ed. Cultura Cristã, 2004.


[3] O livro De Volta ao Lar pode ser encontrado no site http://www.juliosevero.com/


[4] KASSYAN, Mary. The Feminism Mistake - the radical impact of Feminism on Church and Culture. Wheathon - Ill: Crossway Books, 2005.

[5] Não deixe de visitar o site The Council on Biblical Manhood and Womanhood. Aqui você encontrará dezenas de livros e artigos acerca das questões Familiares, Masculinidade e Feminilidade.


Rev. Gaspar de Souza. SDG
Boletim 10.02.2008

Nenhum comentário: