terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

QUAL O FIM PRINCIPAL DO HOMEM?


Este questionamento faz parte da natureza humana. Alguém disse que esta é a “mãe de todas as perguntas”. O Breve Catecismo (BCW) começa com a questão fundamental. Ele não inicia com a argumentação sobre a existência de Deus; antes a pressupõe como fundamento para responder ao grande questionamento; é “preocupação primária” do homem. Agostinho disse certa vez: “nos criastes para Ti, Senhor, e nosso coração está desassossegado até encontrar repouso em Ti”. O nosso Catecismo responde: “o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”. São dois propósitos principais na vida do homem: 1º) glorificar a Deus, que “consiste em quatro coisas: a. apreciação; b. adoração; c. afeição e d. sujeição” (Watson); 2º) gozá-lo para sempre, isto é, encontrar em Deus a plenitude da alegria (Sl 16.11). Desta forma, aqui o BCW nos fala sobre: o dever do homem – glorificar a Deus; o destino do homem – deleitar-se em Deus para sempre (Horn, p. 6). Perceba que o BCW dispõe o “glorificar” antes do “prazer”. O Rev. Thomas Boston escreveu: “glorificar a Deus é posto antes de deleitar-se Nele porque o caminho do dever é o caminho para a prazer de Deus. Santidade sobre a terra deve necessariamente vir antes da felicidade no céu”(Cf. Hb 12.14). Veja que o BCW contraria alguns aspectos desta época, que vê a Deus primeiramente um “objeto do prazer” humano, ensinando que o Ser Humano foi criado, em primeiro lugar, não para glorificar e servir a Deus, mas para ser feliz. Fomos criados para glorificar a Deus (Ap 4.11) e, neste relacionamento, então sermos felizes (Sl 73.24,25). Qualquer inversão nesta ordem fará de nós, e não Deus, o centro de tudo (Cf. Rm 11. 36).


Rev. Gaspar de Souza. SDG

boletim de 24.02.2008

2 comentários:

Eli Lacerda disse...

É uma pena que o antropocentrismo está sorrateiramente infiltrando-se na "noiva de Cristo", por pessoas que apaticamente receberam o ensino (básico como este) e/ou recusaram-se a prosseguir no mesmo. Penso Pr. Gaspar, que o sucesso espiritual humano está naquilo que, imperativamente, Tiago 4.8 expõe. Não há relacionamento quando uma das partes ignora a outra, e é por causa disso que Mateus 7.21-23 descreve muitos que se surpreenderão no Dia do Senhor por parecerem grandes oceanos mas apenas com pouco centímetros de profundidade.

Elí Lacerda.SDG

Anônimo disse...

"Infelizmente, muitos, inclusive cristãos, ainda se embaralham e não compreende a profundidade e importância dessa primeira pergunta do BCW. É exatamente por isso que essas pessoas também não têm um posicionamento satisfatório para ela. A resposta do BCW, bem como a breve exposição feita pelo ver. Gaspar, nos ajudam a pensar mais seriamente sobre qual é a finalidade da existência humana. Que todos que tiverem acesso a essa postagem possam ser despertados para refletir sobre isso."

Gerson Júnior.