sexta-feira, 12 de setembro de 2008

P 28. EM QUE CONSISTIU A EXALTAÇÃO DE CRISTO?



“A exaltação de Cristo consiste em ele ressurgir dos mortos no terceirodia( I Co 15. 3, 4); em

subir ao céu e estar sentado à mão direita de Deus Pai( At 1.9; Ef1.19, 20); e em vir para julgar o mundo no último dia”( At 1.11; 17. 31 cf Fp 2.9-11)”.

Acredito que eu não teria escrito mais sucintamente do que o Rev. Enézio. Por isso, dou-nos, mais uma vez, a honra de ter seu sólido comentário nesta página.

“Segundo o Breve Catecismo, lídimo intérprete do pensamento reformado, a exaltação de Cristo consiste:

a- Na ressurreição. A ressurreição de Cristo não foi mero retorno à vida, mas total e definitiva vitória sobre o pecado e a morte com a eliminação, portanto, da corruptibilidade física, moral e espiritual bem como da mortalidade de todo ser humano participante( por incorporação, integração e identificação) de seu sacrifício vicário. Eis porque Paulo, inspirado pelo Espírito, podia afirmar que Cristo é a primícia dos eleitos( ICo 15. 20), o primogênito de entre os mortos( Cl 1. 18). A ressurreição é, sem dúvida, o fato visível, historicamente confirmado pela Igreja, da exaltação de Jesus Cristo, realização e garantia da ressurreição dos regenerados. A morte da morte já aconteceu. O pecado está vencido. O maligno foi derrotado. O caminho da reconciliação com Deus está preparado. A porta da eternidade abriu-se para os eleitos.

b- Na ascensão. A ascensão é conseqüência lógica da ressurreição, marcando a “subida” daquele que “desceu” ao mais baixo nível de nossa humanidade; esteve conosco, foi um dos nossos, assumiu verdadeiramente o nosso estado, conservando, porém, a verdadeira natureza divina. A ascensão marcou a sublimação do ser humano completo e complexo: espírito-corpo, indivíduo peneumossomático.

c- Na entronização. O Cristo ressurreto, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, ocupou, pela entronização, levando e elevando a nossa humanidade, o trono da realeza divina, à destra do Pai. A dignificação do homem, criado à imagem e semelhança de Deus, em Jesus Cristo atingiu o mais elevado estágio de nobreza. Podemos afirmar, com base escriturística, que o universo inteiro é governado po um verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Assim, o ser humano, criado para reger, está regendo.d- No julgamento. O que foi julgado e condenado à morte pelos homens é e será o Juiz de todos os ressurretos, justos e injustos. Perante ele se dobrarão todos os joelhos dos que, na terra, exaltaram-se, humilharam-se, foram humilhados. O Cristo exaltado é Reis dos reis, Regente do universo, supremo Juiz.”



PS: No próximo post será publicado um comentário acerca da Ressurreição de Jesus Cristo como um evento histórico de fato, ou seja, uma defesa da fé cristã. Aguarde! (Gaspar de Souza)

Nenhum comentário: