sexta-feira, 5 de junho de 2009

P. 60: De que modo se deve santificar o Sábado cristão ( domingo)?


Resposta: Deve-se santificar o sábado(= domingo) com um santo repouso por todo aquele dia, mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias(Lv 23.3; Ex 16. 25-29; Jr 17.21,22); empregando todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus(Sl 92.1,2; Lc 4.16; Is 58. 13; At 20. 7, exceto o tempo suficiente para as obras de pura necessidade e misericórdia”( Mt 12. 12).

Preparando-se para o Dia do Senhor

Responda rapidamente: você se preparou para o Culto Público ao Senhor do Dia do Senhor? E no Domingo passado? E no repassado? Qual foi a última vez que você considerou que HOJE é o Dia do Senhor? Os Puritanos chamavam este dia de “Dia de Feira da Alma”. Diz Joseph Pipa que “Ao se referirem ao sábado como ‘o dia de feira da alma’, os puritanos nos lembram que Deus nos deu esse dia acima de todos os outros para conduzirmos os negócios espirituais. O propósito do Quarto Mandamento é nos libertar de nossos negócios diários, de forma que possamos fazer negócio com Ele no ‘dia de feira da alma’”. Para nossa infelicidade, parece-nos que este conceito já está superado. Os séculos anteriores já demonstraram o quanto desrespeitam o Dia do Senhor. Nós cristãos, seguindo o caminho dos ímpios, também testemunhamos contra o Dia do Senhor. Estamos unidos aos ímpios no descasso (não descanso) do Shabath Cristão. Devemos nos preparar para a chegada o Domingo, o dia em que repousamos de nossas atividades diárias. As orientações oferecidas por L. Van Horn são úteis:

1) dedique de antemão o Dia ao Senhor e alegre-se com a perspectiva de ter este dia;

2) Use boa parte da noite anterior (Sábado) para consagrar-se para o encontro com seus irmãos em Cristo. Louve a Deus por isso;

3) Medite, ore, pense nas coisas de Deus e Nele próprio; pense nas suas obras, na sua majestade, na redenção, na volta do Senhor Jesus etc.

4) Ore pelo pastor, para que ele esteja preparado para pregação da Palavra de Deus, o principal meio de graça. Coloque-o perante o trono de Deus; ore para que ele seja um vaso apto para o uso do Mestre.

5) Ore para que a Palavra de Deus fale ao seu coração; para que Deus responda as suas orações; que salve pecadores; para que haja transformação e renovação nas vidas das pessoas.

“Deus determinou este dia para as transações especiais com Ele. Quando estruturarmos o dia em conformidade com isso, iremos gozar dos benefícios prometidos em Isaías 58:13,14. “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse”.

Adaptado por Gaspar de Souza. SDG

Nenhum comentário: