terça-feira, 8 de abril de 2008

P.6 – QUANTAS PESSOAS HÁ NA DIVINDADE?


“Há três pessoas na Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo, e estas três são um Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória”.

Nenhuma doutrina sofreu tanta oposição quanto a Doutrina da Tri-Unidade Divina. Entre as acusações contra esta Doutrina está a de que ela não é encontrada na Bíblia. Na verdade, ela não está sistematizada nas Escrituras, mas está, sim, revelada. Sigamos o exposto nas Escrituras: 1) Ela revela que existe um só Deus – isto é inegável como vimos anteriormente(Gn 1.1; Dt 6.4; Jo 17.3; Tg 2.19). Afirmar o contrário é ser politeísta, isto é, defender que existe mais de um deus. 2) As Escrituras revelam que Deus é Pai (I Co 8.6) e disto ninguém, nem mesmo os que negam esta Doutrina [da Tri-Unidade], discordam. O impressionante é que 3) A Escritura também chama o Filho, Jesus Cristo, de Deus, e também diz que Ele não é o Pai, mas distinto deste (Jo 1.1, 18; 10.30; 20.28; At 20.28; Rm 9.5; Tt 2.13; 2 Pe 1.1; 1 Jo 5.20) e que 4) A Escritura também chama o Espírito Santo de Deus, embora o faça distinguindo-O do Pai e do Filho (At 5.3, 4; Mc 3.28 – 30; I Co 3.16; 12.4-6). Um simples exercício de pensamento:
Não são três deuses, pois contrariaria a proposição (1);
não são a mesma pessoa, isto é, como um ator que muda de roupa, pois isto contraria a (3) e (4) proposições.
Estas proposições são reveladas nas Escrituras.
Desta forma, não é difícil dizer que Deus é “Pai, Filho e Espírito Santo”. A única resposta possível a isto é explicação na Doutrina da Trindade. Em termos práticos, poderíamos discorrer sobre toda Obra da Redenção no papel de cada Pessoa(Pai, Filho e Espírito Santo), o que será visto nas próximas exposições do Breve Catecismo.


Rev. Gaspar de Souza. SDG

Boletim IPG 06.04.08

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns rev. Gaspar por explicitar, de forma simples e objetiva, essa doutrina tão fundamental da verdadeira religião.
Gerson.

Igreja Presbiteriana dos Guararapes disse...

Olá, Gérson. Obrigado pelo comentário. É verdade! A Doutrina da Tri-Unidade Divina é a única que responde questões não apenas de ordem Teológica, mas Epistemológica e Metafísica (Áreas comuns das Questões Últimas). Quem nega a Doutrina, certamente não tem respostas para a Obra da Redenção. Continue postando seus valorosos comentários.

Gaspar de Souza