terça-feira, 6 de maio de 2008

P.10 COMO DEUS CRIOU O HOMEM?


“Depois que Deus fez todas as outras criaturas, Ele criou o homem macho e fêmea. Formou o corpo do homem do pó da terra, e a mulher da costela do homem. Dotou-os de alma viventes, racionais e imortais. Ele os fez segundo a Sua própria imagem em sabedoria, justiça e santidade, com a Lei de Deus gravada em seus corações e capacidade para a cumprirem, com poder sobre as criaturas, contudo sujeitos a cair”(Catecismo Maior de Westminster, P. 17 - Gn 1.26-28; 2.2, 22; Ef 3.24; Cl 3.10; Rm 2.14, 15).
A questão da Origem do Homem tem sido sempre debatida. Porém, as duas respostas existentes fundamentam-se em dois pressupostos: 1) o Homem foi criado por um Deus pessoal, transcendente, infinito e eterno, isto é, o Homem é criado sobrenaturalmente (Criacionismo); ou 2) o Homem é produto natural, isto é, da Natureza (interna ou externa [espaço sideral]) que evoluiu de outras espécies até atingir o estado atual. (PS: Também existe a Teoria do Design Inteligente[TDI], que defende a existência de um Projetista ou Design, mas não necessariamente o Deus Criador da Bíblia). Deixe-me perguntar: na observação do Ser Humano, aceitaria você que o mesmo veio de um processo evolutivo de uma espécie simiesca e irracional, surgido de processo aleatório? Ou você aceitaria que o Ser Humano é produto de uma criação especial? Sem o contato com a chamada Teoria da Evolução, a Segunda opção parece ser mais aceitável (Talvez a Evolução seja muito difícil para quem não é “cientista”). O BCW nos diz que o Homem foi dotado de “racionalidade” e a opção pela Criação a partir de um Deus como o revelado na Bíblia é a mais racional possível. Van Horn (2000, p. 26) resume bem: “Parece que o próprio diabo, com suas mais astutas artimanhas, está dizendo: ‘Se eu puder apenas envolver aquele jovem na teoria de que o homem evoluiu das formas mais simples da matéria e da vida e se desenvolveu por um processo perfeitamente natural, então a Bíblia não lhe será muito importante [...]Quando uma pessoa aceita a evolução em lugar da doutrina de criação das Escrituras, e recusa-se a acreditar que o homem foi resultado de um Ato Criador especial de Deus, então o Deus da Bíblia não é mais o Criador e Sustentador[de todas as coisas]”. “Se não fomos criados por Deus, então não Lhe devemos satisfação de nossas crenças e atitudes”(J.G. Vos, 2002, p. 76).



Rev. Gaspar de Souza. SDG
Boletim IPG 04.05.08

2 comentários:

Anônimo disse...

Que todos os cristãos se sintam motivados a defederem a verdade bíblica do criacionismo.
Valeu rev. Gaspar, pela palavras simples, mas muito edificante.
Gerson Júnior - IPB - Jaboatão.

Igreja Presbiteriana dos Guararapes disse...

Obrigado pelo comentário, Gérson. É sempre bem-vindo seus comentários.
Um forte abraço, irmão.

Gaspar de Souza