sexta-feira, 22 de agosto de 2008

P 25. COMO CRISTO EXERCE AS FUNÇÕES DE SACERDOTE?


"Cristo exerce as funções de sacerdote por ter oferecido a si mesmo uma vez, em sacrifício, para satisfazer a justiça divina(Hb 9.14, 28; Rm 3. 26; Rm 10. 4 ) e reconciliar-nos com Deus (Hb 2. 17) e por fazer contínua intercessão por nós”(Hb 7.25)".


Apresento o comentário desta pergunta como fizeram alguns dos melhores pensadores reformados: fazendo outras perguntas. Deles(Matthew Henry, John Flavel, Fisher, Vos, Horn), e de outros, transcrevo as perguntas e respostas. A esta forma James Fisher chamava de “Catecismo do Catecismo”. Sigamos, portanto, a exposição abaixo:

1)Qual é a diferença entre profeta e sacerdote?

Resposta: O profeta fala aos homens como representante legal de Deus; o sacerdote é o representante legal dos homens ao se aproximarem de Deus.(J. G. Vos)


2) O que você entende por um Sacerdote?

Resposta: Um sacerdote é uma pessoa pública, que em nome dos culpados, tratam com um Deus ofendido, para reconciliação, por um sacrifício, o qual ele oferece a Deus sobre um altar, sendo chamado por Deus a isto para que ele possa ser aceito (Hb 5.1) (John Fisher)


3) Qual é o sacerdócio de Cristo em geral?

Resposta: É sua expiação de nossos pecados por sacrifício de si mesmo, obtendo o favor de Deus para nós: “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus”(Cl 1.20). (John Flavel)


4) O que Cristo fez por nós como primeira parte de sua função como sacerdote?

Resposta: A primeira parte da função sacerdotal de Cristo foi oferecer um sacrifício a Deus por nós. O sacrifício foi ele mesmo, o derramamento de sangue até a morte.


5) Cristo, como Sacerdote e Oferta, ofereceu a si mesmo voluntariamente?

Resposta: Sim, como está escrito: “Ninguém ma tira [a minha vida] de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai(Jo 10.18)(Matthew Henry).


6) Qual é a importância relativa do ofício sacerdotal de Cristo?

Resposta: O ofício sacerdotal de Cristo - dentre os Seus três ofícios de profeta, sacerdote e rei - é o mais central e de maior importância. Embora tenhamos que considerar o todo da Sua obra salvadora como uma unidade e devamos compreender que nenhuma das suas partes seja dispensável, ainda assim o Seu sacerdócio é o próprio coração e pnto central da Sua obra como nosso Redentor! (J.G. Vos)

Rev. Gaspar de Souza. SDG
Boletim 17.08.08

3 comentários:

Anônimo disse...

Rev. Gaspar e demais irmãos,
Achei maravilhosa essa descrição dos comentários de alguns homens de Deus sobre a última pergunta postada. Parabéns pela iniciativa, e agradeço a Deus por vocês resgatarem essas relíquias.
Cordialmente,
Gerson
(Igreja presbiteriana em Portugal)

Anônimo disse...

Ia esquecendo: ainda uma pergunta para debate.

Será que a afirmação de G. Vos, na pergunta 6: dentre os ofícios de Cristo, "o ofício sacerdotal é o mais central e de maior importância ...", é correta? Pelo menos para mim soou, inicialmente, errada. O que os queridos acham?
Gerson

Alexandre de Jesus dos Prazeres disse...

Caro Pr. Gaspar, o assunto é extremamente relevante, pois evoca a atenção para um tema da doutrina de Cristo (cristologia) de vital importância para nós cristão comprometidos com a Reforma, o tema do sacrifício vicário de si mesmo oferecido por Cristo em benefício do seu povo. Principalmente na época na qual vivemos, de abandono das doutrinas que historicamente são professadas pela Igreja de Cristo.

Que a IP Guararapes saiba valorizar estes ensinamentos tão valiosos.
Um abraço do amigo,

Alexandre
vozdareforma.blogspot.com