quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

P. 48: QUE SE NOS ENSINA, ESPECIALMENTE, PELAS PALAVRAS “DIANTE DE MIM”, NO PRIMEIRO MANDAMENTO?


Resposta: As palavras “diante de mim”, no primeiro mandamento, nos ensinam que Deus, que vê todas as coisas, toma conhecimento, e muito se ofende, do pecado deter-se em seu lugar outro deus”( 1 Cr 28.9; Sl 44. 20, 21).
O DEUS QUE TUDO VÊ

Umas dos atributos de Deus é a onisciência ou o seu conhecimento. Pode ser definido como “conhecimento exaustivo de Deus”. Como diz o teólogo Wayne Grudem (2000, p. 136), “Deus conhece plenamente a si mesmo e todas as coisas reais e possíveis num ato simples e eterno”. Acerca desta doutrina é justo afirmar que o conhecimento de Deus é tanto absoluto e perfeito, ou seja, Deus não tem dúvidas ou incertezas; quanto abrangente, isto é, “ele conhece todas as coisas como realmente se dão, passadas, presentes e futuras, e as conhece em suas reais relações”(BERKHOF, 1990, p. 70). Infelizmente, algumas pessoas que se dizem cristãs têm negado este atributo de Deus. Apelam para textos que dizem de Deus “não sabendo algo” ou “sabendo naquele instante”. Porém, a linguagem das Escrituras é antropomórfica(veja boletim 04/01/09). É semelhante ao fato de usarmos o pronome “Ele” para Deus, sabendo que Deus não é macho ou fêmea, visto ser espírito. A doutrina da Onisciência tem fortes implicações para a História e para o Cristão em particular.

1) Implicações em nossa Adoração - Deus sabe se estamos adorando-O com nossos lábios apenas ou nossos corações estão envolvidos neste ato (Is 29.13; Mt 15.8);

2) Implicações sobre nossas obras - Ele conhece as nossas intenções e pesa os corações; Ele sabe quando fazemos para sermos visto. Ele é aquele que vê em secreto (Mt 6.1 - 8), a quem cujo os caminhos dos homens estão diante dos seus olhos (Jó 34.21; Sl 139). Isto nos leva a um conceito mais elevado sobre santidade. Deus não pode ser enganado.

3) Implicações sobre nossa esperança - diga-me, você confiaria num Deus que não sabe tudo? Você seria capaz de confiar em alguma de suas profecias? Pois bem, a doutrina da onisciência divina nos consola pelo fato de que Deus conhece o “fim desde o começo”. Como Ele diz pelo Profeta Isaías:”Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”(Is 46. 10). Sabemos o fim da História: o Senhor é vitoriosos sobre os inimigos do seu povo. Assim deve ser porque Ele preordenou tudo para a sua glória. Ele conhece o fim, pois Ele mesmo decretou. Esta é uma relação estreita entre o Decreto de Deus e seu completo conhecimento deste Decreto. Não há surpresas para Deus. E mais; não há outro plano melhor, pois se houvesse e Ele não o executasse, não seria de todo bom.

Irmãos, vejam como os atributos de Deus estão intimamente relacionados. A doutrina da onisciência deveria nos conduzir a uma vida santa e piedosa, sabendo que estamos sempre, do começo ao fim, diante de Deus.
Rev. Gaspar de Souza. SDG

Nenhum comentário: