quinta-feira, 7 de maio de 2009

P. 57, 58: QUAL É O QUARTO MANDAMENTO e O QUE ELE EXIGE?

Resposta no post abaixo.

Iniciamos um comentário acerca do Quarto Mandamento. Porém, devido às controvérsias existentes em torno do Sábado, estamos nos alongando com uma exposição da Teologia Bíblica deste Mandamento. Não deixem de ler e comentar. O Senhor continue a abençoar-vos.
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O DESCANSO DIVINO II

O Dia de Descanso não surge com Moisés, mas com o próprio Deus já na Criação (Gn 2. 1 3). Lá nos diz que Deus descansou no sétimo dia de toda a obra que fizera. É claro que Deus, sendo Deus, por definição, não se cansa. É claro que isto é uma maneira coloquial do escritor falar. Sabe-se também que o fato de Deus ter descansado não quer dizer que Ele ficou imóvel ou tenha entregado a Criação à própria sorte. No sétimo dia, Deus cessou a obra da Criação; Ele “declarou sua obra finalizada [...] desfrutou o que era bom, perfeito e completo”(G. Van Groningen).
O descanso de Deus não implica em ociosidade, mas em completar a obra da Criação. Perceba que a relação foi de “seis dias para um”. Moisés, ao escrever estes capítulos de Gênesis, não ensina apenas que Deus é o Senhor da Criação, mas é também o Senhor (o Dono) do Tempo.
É importante observar como Deus classificou o Dia em que Ele cessou a Sua Criação: “e o abençoou e o santificou”(Gn 2.3). É exatamente isto que aparece no Quarto Mandamento. O Senhor ordena o descanso dos homens porque Ele, o Senhor Deus, “abençoou o dia de descanso, e o santificou”(Ex 20. 11). Isto já nos mostra que o Dia de Descanso não é uma opção para nós, mas um dever, é uma ordenança da criação de Deus. Por abençoar este dia, o Senhor nos ensina o quanto é do seu interesse que tenhamos comunhão com Ele. Ao descansar para o serviço cúltico neste dia, estamos de volta ao “Jardim do Éden” e estamos esperando por “aquele descanso” na Nova Terra (Hb 4. 11).
Quando o Senhor nos manda descansar neste Dia, Ele não nos fala de ócio, mas de atividade de culto. Sabemos que é neste dia o dia de Adoração Coletiva, daquilo que as Escrituras falam de “descanso solene”(Ex 31. 15; 35.2) ou o dia da “santa convocação”(Lv 23. 3). Este Dia não é um fardo, mas o dia para o “alívio do fardo”.
É interessante perceber que o Mandamento diz que “todos” deviam descansar no Dia de Descanso. É neste Dia que servos e senhores podem adorar a Deus conjuntamente; que pai, mãe e filhos podem se reunir em torno da adoração comum. É, sem dúvida, uma “santa convocação”. Continua.....
Rev. Gaspar de Souza. SDG

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