quinta-feira, 14 de maio de 2009

P. 57, 58: QUAL É O QUARTO MANDAMENTO e O QUE ELE EXIGE? (RESPOSTA NO BOLETIM ANTERIOR)


O SÁBADO CRISTÃO

O Mandamento inicia com “Lembra-te”. Recordar eventos era algo importante para o povo de Israel. O Povo foi ensinado a não se esquecer as obras de Deus. Por exemplo, Israel não deveria jamais esquecer que foi Deus quem sustentou o povo no deserto por quarenta anos (Dt 8. 1 19); não deveriam esquecer que eles foram escravos na terra do Egito, mas o Senhor os resgatou com braço forte (Ex. 13.3; Dt 5.15); não deveriam esquecer de todos os benefícios que o Senhor fizera a eles (Dt 6.12; Sl 103.2). Mas,o povo de Israel esquecia os benefícios do Senhor quando já estavam fartos ou sem dificuldades (Ex 16.3; Nm 11. 5).

Porém, eles deveriam lembrar-se de “santificar o dia de Descanso”. Talvez você pergunte: “mas o dia já não é santo?”. Sim, claro. O que nos é dito é que não devemos esquecer de que este dia é santo. Daí o fato de nos dizer: lembra-te de separá-lo das atividades cotidianas; lembra-te de separá-lo para o descanso ou para consagrá-lo. A consagração do dia de Descanso é o objetivo deste mandamento. A santificação não seria por nós, mas descansando no Dia do Senhor reconheceríamos que o Dia é Santo por causa do Senhor.

Uma questão: Será o Sábado semanal de que fala o texto? Acredito que não, pois o texto nos fala muito mais do ciclo semanal. Deveríamos consagrar o sétimo dia ou um dia em sete. Assim, o sábado tornava-se este dia de ciclo. “O ciclo de seis dias de trabalho e um dia de culto festivo é permanente e continua sem interrupção” (GRONINGEN). O padrão era a obra criadora de Deus seis dias de trabalho e um de descanso.

Por outro lado, talvez se pergunte, “podia ser qualquer dia?”, eu creio que não, pois o sábado do Senhor implicaria em repouso para o culto coletivo, isto é, de todos. E por que é assim? Porque a palavra sábado significar cessar ou fazer uma pausa ou ainda celebrar o dia. Veja que este conceito está no texto: “seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o intervalo, é o dia de descanso, é o dia de celebração para o Senhor teu Deus”.

Veja que este dia “era um dia separado para o culto, para a alegria, contentamento e confraternização. Deus insistia no fato de que era o 'sábado do Senhor'” (idem). Os primeiros cristãos compreendiam isto perfeitamente. Passaram a chamar o Dia do Senhor aquele que nós chamamos de Domingo(Ap 1.10). Vejam que a ordem para santificar o Dia de Descanso permanece.

A nossa CFW afirma sobre isso: “Como faz parte da lei da natureza que, em geral, uma devida proporção de tempo seja separada para o culto divino, assim também, em sua Palavra, por uma ordenança positiva, moral e perpétua, preceito que obriga a todos os homens em todos as épocas, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi substituído pelo primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado de dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão. "(XXI, § vii)

Rev. Gaspar de Souza. SDG

Nenhum comentário: