sexta-feira, 12 de junho de 2009

P 62: QUAIS SÃO AS RAZÕES ANEXAS AO QUARTO MANDAMENTO?


Resposta: As razões anexas ao quarto mandamento são: a permissão de Deus de fazermos uso dos seis dias da semana para os nossos interesses temporais( Ex 31. 15, 16); o reclamar ele para si mesmo a propriedade especial do dia sétimo(Lv 23. 3), o seu próprio exemplo( Ex 31. 17), e a bênção que ele conferiu ao dia de descanso”( Gn 2.3).

A NECESSIDADE QUE O HOMEM TEM DO SÁBADO

É difícil para nós hoje, em meio à profanação escancarada do Dia do Senhor, manter-nos fiéis à autoridade de Deus e às ordens que encontramos no Decálogo. Por todo lado vermos forte oposição. O dia começa com o massudo jornal do Domingo. Os eventos do esporte são a ordem do dia. As forças armadas decidiram que o Dia do Senhor é um dia de treinamento. Para onde quer que nos voltemos enfrentamos as pressões do mundo para negar o que foi dito de nós desde a infância, que a calma santa da manhã do Sábado Cristão deve ser mantida durante o dia todo. Certamente, como crentes em Cristo, sabemos o que devemos fazer. Os mandamentos das Escrituras são claros.[...]. Quando tentamos enfrentar nossos opositores com esses argumentos, isso nada significa para eles. Não se importam com a Escritura Sagrada e não vão escutar. Mas existem argumentos aos quais talvez deem atenção, tudo para a glória de Deus. Na verdade Marcos 2.27 nos ensina: ‘o Sábado foi estabelecido por causa do homem’. Nosso senhor sabia que precisamos desse Dia. Precisamos dele por causa de nossa natureza física. Ele nos fez de tal maneira que precisamos descansar um dia em cada sete. É interessante notar que os deístas da França, muitos anos atrás, aqueles que haviam deixado o catolicismo ronamano mas não se tornaram protestantes, admitian que não conseguiam passar sem o dia de descanso [...]. Precisamos dele comoum dia em que a família pode estar junta. Deus colocou grande ênfase na família, e a Bíblia está cheia de recomendações a serem seguidas pela família. Quando vão ser seguidas? Será que o Sábado Cristão não pode ser usado nessa área importante? A oração, o ensino da Palavra, a comunicação - são importantes todas estas coisas na unidada da família. Precismaos dele para o ensino que podemos obter na Casa de Deus. A pregação da Palavra é o mais importante meio de graça, e nós devemos nos utilizar de toda oportunidade para encher nossa mente com aquelas coisas que nos impedirão de pecar contra Deus. Ele sabia que um dia devia ser separado para a instrução na justiça, e nós devemos fazer uso desse dia. Sejamos fiéis a Deus e a nós mesmos neste asunto. Voltemoss novamente ao Sábado Cristão ‘de antigamente’ antes que seja tarde demais. Estamos em perigo de perder o que temos em nossa liberdade religiosa de nos reunir para o culto, a não ser que tenhamos algumas convicções a respeito.

HORN, Leonard T. Van. Breve Catecismo Comentado. Os Puritanos, 1999, p. 120

Nenhum comentário: