sexta-feira, 26 de junho de 2009

P 63: QUAL É O QUINTO MANDAMENTO?


Resposta: O quinto mandamento é: “Honrarás a teu pai e a tua mãe, para teres uma longa vida sobre a terra que o Senhor teu Deus te há de dar”( Ex 20.12).

HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE

A Primeira Tábua nos fala de nossa responsabilidade para com o Senhor Deus; na Segunda nos fala de nossa responsabilidade para o Próximo. É por isso que Cristo Jesus pôde dizer que os Dois Grandes Mandamentos resumem toda a Lei: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”(Mt 23. 37 40).
Nota-se que Cristo Jesus não anula os Dez Mandamentos, mas explica-os em sua unidade intrínseca. Não é difícil perceber que o Quinto Mandamento tem duas divisões simples:

1) O preceito propriamente dito: “honra o teu pai e a tua mãe” (12a);

2) e o propósito e a promessa do cumprimento “a fim de que isto seja a causa de teres a vida prolongada nos dias sobre a terra que o Senhor teu deu está te dando”(12b).

Este o único Mandamento que inicia com uma forma verbal diferente dos outros (um intensivo); também é o único que contém uma promessa diretamente expressa. A razão disto é que o Quinto Mandamento é representativamente o fundamento para os outros mandamentos da Segunda Tábua, como o Primeiro Mandamento é o fundamento para o Segundo, Terceiro e Quarto Mandamentos.
A Sabedoria de Deus é manifesta no Quinto Mandamento, pois “depois que ele prescreveu leis para a sua própria honra, seu próximo cuidado é a honra de nossos pais; porque eles são, abaixo de Deus, os autores e origens de nossa vida e nosso ser”(Hopkins).
Sabemos também que o Mandamento é mais do que a letra, como ensinou Jesus (Mt 5.21 23; 27, 28; 38, 39 etc) no Novo Testamento e Moisés no Antigo Testamento (Ex 21.15, 17; 22.8; Dt 16.18 etc).
Isto quer dizer que é preciso entender que o Quinto Mandamento nos fala não apenas de “pai e mãe”, mas que tem-se uma sinédoque, uma figura de linguagem, uma maneira de falar onde se emprega um termo com um sentido mais abrangente.
Esta é a finalidade do Quinto Mandamento: Nos exigir “a conservação da honra e o desempenho dos deveres pertencentes a cada um em suas diferentes condições e relações, como superiores, inferiores e iguais”(BCW, P. 64) sendo que “o primeiro em ordem e importância é o dever dos filhos para com seus pais”(HODGE).
E por que isto? Ora, “visto que Deus quer que seja mantida a ordem instituída por Ele, é nosso dever respeitar os graus de preeminência ou de autoridade que Ele estabeleceu” (CALVINO). Para que haja ordem e banir a rebelião e anarquia (negação de qualquer tipo de autoridade), Deus nos dá o Quinto Mandamento.

Rev. Gaspar de Souza. SDG

Nenhum comentário: