quinta-feira, 9 de julho de 2009

P 66: QUAL A RAZÃO ANEXA AO QUINTO MANDAMENTO?


Resposta: A razão anexa ao quinto mandamento é: uma promessa de longa vida e prosperidade (tanto quanto sirva para a glória de Deus e o próprio bem do homem) a todos aqueles que guardam este mandamento”( Ef 6. 2, 3).

UMA PROMESSA ESQUECIDA

Há uma recompensa para aqueles que cumprem fielmente o preceito do Senhor. É dado como uma espécie de encorajamento para aqueles que cumprem este mandamento não desfaleçam, pois a natureza do homem é de rebelião contra o próximo. A promessa é adicionada como um estímulo, a fim de que nós possamos mais alegremente apressar-nos a nós mesmos a prestar a honra na qual está imposta sobre os outros (CALVINO).

Embora haja nela um teor histórico, isto é, “na terra que o Senhor teu Deus te dá”, a terra de Canaã, o conteúdo da Promessa é “vida longa” e “prosperidade”. Eu traduziria a segunda parte do texto como “a fim de que isto seja a causa de teres a vida prolongada nos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus está te dando”.

Assim como a Terra seria o sinal da graça de Deus aos obedientes deste Mandamento, a vida longa seria “um testemunho da graça de Deus” sobre as suas vidas. “É, pois, como se Ele dissesse: “Honra teu pai e tua mãe para que, tendo vida longa, possas desfrutar por muito tempo da terra, e isso te servirá como testemunho da minha graça”. (CALVINO).

O curso normal das coisas é que o obediente viveria por muitos dias ou viveria uma vida plena, abundante, testemunhando da bondade de Deus. Não é à toa que Paulo chama este mandamento de “o primeiro com promessa”. A Promessa é dada objetivando atingir uma finalidade: honra teu pai e tua mãe, com todas a implicações que existam nesta expressão.

Eu não tenho nenhuma dúvida de que a Crise de Autoridade na Sociedade é conseqüência da Crise de Autoridade no Lar. Conceitos como “liberdade do filho”, dando-lhe autonomia em quase todas áreas da vida são responsáveis não por criarem adultos seguros de si, mas insubmissos ou déspotas.

Por outro lado, Pais que não exercem a disciplina corretamente, com amor e justiça, são culpados por criarem filhos que não amam o próximo, que serão rebeldes. O resultado de tudo isso é que nossa geração é uma geração de “desonradores” das autoridades constituídas (no Lar, na Sociedade, na Igreja e no Estado).

A nossa Sociedade vive como se cada pessoa sentisse no direito de fazer suas próprias regras. Você acha estranho que a maior parte dos homicídios ocorridos estão entre os Jovens? Particularmente não acho. Leis como ECA que, ao invés de proteger as Crianças nos Lares e na Sociedade, tornaram-se verdadeiros incentivos à criminalidade infantil. O Estado se apodera da Educação dos Filhos, impedindo os Pais de disciplinarem seus filhos, sob as ameaças destes! Passam a desonrar aos outros e, por fim, ou vão para as FUNDARC's ou Necrotérios. “Quando o filho aprende honrar e respeitar os seus pais, ele também deve respeitar a sua professora. Também deve respeitar as pessoas idosas”(WIESKE), respeitará os Oficiais da Igreja, os Governantes, os Patrões. Serão bons empregados e bons patrões; bons maridos e esposas; atenderão à disciplina do Estado, da Sociedade ou da Igreja.

Infelizmente estamos criando uma sociedade de Narcisistas, de Arrogantes, de Individualistas e Materialistas (IVAN GUEDES). E esta criação é vista na rebelião contra Deus e Seu Reino.

A violação deste Mandamento é a destruição da Sociedade. O que começa no Lar, certamente irá para a Sociedade. O dever de obediência “a nossos superiores, e a submissão à lei, como prescrito no quinto mandamento, é a fonte de toda a ordem familiar, na Igreja e no Estado”(HODGE).

O remédio é o voltar a obediência do princípio eterno e sábio do Senhor Deus, como revelado por Jesus Cristo: “faze isto, e viverás” (Lc 10.28).
Rev. Gaspar de Souza. SDG

Nenhum comentário: