quarta-feira, 25 de março de 2009

P. 53, 54: QUAL É O TERCEIRO MANDAMENTO E O QUE ELE EXIGE?


O terceiro mandamento é: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o nome do Senhor seu Deus”( Ex 20. 7). O terceiro mandamento exige o santo e reverente uso dos nomes(Sl 29.2), títulos e atributos( Ap 15. 3, 4), ordenanças( Ml 1. 14), palavras ( Sl 138. 2) e obras de Deus”( Sl 107. 21, 22).

CATECISMO DE CATECISMO
Seguiremos hoje o método de expor a pergunta do BCW com outras perguntas. Assim, facilitará a compreensão do assunto.

1) O que ser quer dizer com “o nome do Senhor teu Deus”?
R - quer dizer toda e qualquer maneira em que Deus se faz conhecer (HORN)

2) Como pode o Nome de Deus significar a auto-revelação de Deus?
R - Em hebraico o home de Deus significa muita mais do que a palavra Deus. É quase sempre usado para expressar o caráter e a essência de Deus. Isto quer dizer que em “o nome” está incluído todas as maneiras da revelação de Deus, incluindo o culto ordenado por Ele, os sacramentos, a oração, juramento, votos etc. que Ele ordenou para serem conservados íntegros e puros.

3) Qual a diferença entre os títulos e os nomes de Deus?
R - Os nomes de Deus apresentam a Deus como Ele é para si mesmo; seus títulos o apresentam como Ele é para os outros.(FLAVEL)

4) Que tipos de ordenança Deus nos deu?
R - O Senhor nos ordenou a leitura, pregação e ouvir a Sua palavra; a administração da Ceia e do Batismo; a Oração e o Louvor; o jejum e ações de graças.

5) Como nossa vida diária é afetada pela nossa atitude para com o nome de Deus?
R - a nossa atitude de reverência para com a auto-revelação de Deus deve encontrar a sua expressão ‘mediante uma santa profissão da fé e um viver digno’, isto é, numa profissão pública da verdadeira religião que substancie o ‘nome’ ou a auto-revelação de Deus, e num viver diário consistente com a nossa profissão de fé. A real reverência ao nome de Deus exige uma profissão de fé verdadeira e uma caminhada consistente e piedosa.(VOS, p. 356)

Rev. Gaspar de Souza. SDG

Nenhum comentário: